segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ideologia nas histórias em quadrinhos

As historias em quadrinhos tem uma ideologia, ou seja, há sempre alguma ideia por tras de tudo, quando a gente é pequeno elas são um passatempo divertido, e sempre ouvimos a gente grande dizer como os livros são sérios, o quanto se pode aprender neles, as lições de vida dos escritores, o pensamento dos filósofos, cientistas etc.
Então descobrimos bibliotecas com milhões destes livros grossos e respeitáveis que são a base e a história de toda a produção intelectual humana.
Daí passamos a associar o que antes era o prazer infantil em aprender e descobrir o mundo com o esforço e sofrimento de ler os clássicos da literatura, que falam na linguagem pomposa de suas épocas... e assim vamos crescendo e aceitando que só se aprende sem prazer.
Diferentes aspectos das histórias em quadrinhos têm chamado a atenção de cientistas políticos, sociólogos, lingüistas etc. Aos psicólogos e educadores interessa, especialmente, o fato delas afetarem a educação de seus leitores. O objetivo do presente trabalho é explorar algumas das relações entre histórias em quadrinhos e educação infantil, destacando o contexto em que surgiram, suas características e seu potencial pedagógico.
Para entender sobre ideologia torna-se necessário compreender sua aparição no campo social. A ideologia é algo inerente a qualquer sociedade humana, já que os homens precisam, sempre, de uma explicação ou conjunto de crenças quaisquer que dê sentido a si mesmos e a sua presença no mundo. Por isso são imaginadas explicações e justificativas para a realidade percebida e vivida. É nessa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum que surge a ideologia. Por meio dela, as idéias (pontos de vista, opiniões) da classe dominante se tornam idéias de todas as classes sociais e de toda sociedade fazendo com que os dominados não consigam perceber essa dominação.
O desenho do pica - pau, ele tem as cores da bandeira dos Estados Unidos, e nas historias, ele sempre vence, isto é um exemplo de ideologia, significa que ele é mais poderoso, que sempre vence, e o urso,o coronel entre varios outros representam outro país.

2 comentários:

Novo método para ganhar dinheiro em pesquisas na Intenet