sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tipos de clima

No mundo há uma grande diversidade de climas por causa de vários fatores existentes que influenciam as características do clima de uma região. Fatores como pressão, umidade, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade e vegetação é que determinam as condições atmosféricas predominantes do clima. Dentre os mais variados tipos de clima existentes, os principais são:
Clima Equatorial
: Com temperatura média de 25ºC, é caracterizado por períodos quentes e chuvosos durante quase todo o ano.
Clima Tropical:
Possui variação de temperatura, sendo que o inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca; e verão com temperatura média superior a 25ºC, com período de chuvas abundantes.
Clima Subtropical:
Possui variação de temperatura, sendo que o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC.
Clima Desértico
: Possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É caracterizado por ser bastante seco.
Clima Temperado:
Possui boa definição das estações do ano, porém sofre alteração em regiões próximas aos oceanos e mares que tem seu inverno menos rigoroso e verão mais ameno.
Clima Mediterrâneo:
Possui temperaturas médias superiores a 25ºC com verão quente e seco e inverno chuvoso.
Clima Frio:
Possui temperaturas médias negativas pelo fato do inverno ser mais longo e rigoroso. O verão ocorre em um período curto de forma amena.
Clima de Montanhas
: Possui temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo.
Clima Polar:
Possui temperaturas abaixo de zero constantes. O inverno é longo, o verão muito seco e curto.
Clima semi-árido:
Possui temperatura elevada com baixa umidade atmosférica.
Texto tirado de
http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-climas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo método para ganhar dinheiro em pesquisas na Intenet